Cuidando do meio ambiente

O cuidado da ExxonMobil com o meio ambiente.

Projetos Ambientais

Os projetos ambientais fazem parte do processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA e têm o objetivo de coordenar as ações de controle e mitigação que serão realizadas para minimizar os impactos ambientais operacionais, além de contribuir para a conservação do meio ambiente na Área de Influência da atividade.

A ExxonMobil considera os riscos que possam ocorrer em cada estágio de desenvolvimento de suas atividades e trabalha continuamente para prever e gerenciar os impactos ambientais.

Para evitar e reduzir os impactos das nossas atividades, desenvolveremos uma série de projetos, em fase de aprovação pelo IBAMA, no processo de licenciamento da atividade de exploração dos blocos de Sergipe-Alagoas. O objetivo desses projetos é coordenar as ações de controle e diminuição dos impactos ambientais operacionais, por meio de monitoramento de suas atividades, além de contribuir para a conservação do meio ambiente.

Projeto de Monitoramento Ambiental

PMA

Com o PMA, realizaremos o monitoramento constante de eventuais alterações ambientais decorrentes da perfuração exploratória. Para realizar esses acompanhamentos, seguiremos da seguinte forma:

  • Verificação do fundo oceânico no entorno de cada poço a ser perfurado, antes e depois da atividade de perfuração, para identificar a possível presença de corais; e
  • Observação de animais marinhos (aves, tartarugas, baleias e golfinhos) nas proximidades da atividade, para acompanhamento e avaliação de eventuais alterações comportamentais.

Projeto de Controle da Poluição

PCP

Com o Projeto de Controle da Poluição, buscaremos gerenciar as fontes de poluição causadas pela atividade de exploração. Emissões gasosas, efluentes e resíduos sólidos (esgoto, restos de comida, água oleosa, materiais sujos com óleo etc.), serão acompanhados desde sua geração até o destino final, evitando causar danos ao meio ambiente. Esse projeto segue as determinações do IBAMA definidas na Nota Técnica 01/11. Entre as atividades que serão realizadas estão:

  • Coleta seletiva nas unidades marítimas e nas bases de apoio;
  • Controle, documentação e acompanhamento de todos os gases, resíduos e efluentes gerados; e
  • Armazenamento, coleta, transporte e envio de todo o resíduo desembarcado em terra para empresas especializadas em tratamento e disposição final.

Projeto de Comunicação Social

PCS

Este projeto pretende criar um canal de comunicação da ExxonMobil com as comunidades que podem ser impactadas pela atividade. Para isso, manteremos canais de diálogos com as partes interessadas como pescadores, instituições da classe pesqueira, representantes de órgãos públicos, lideranças comunitárias e representantes de organizações da sociedade civil presentes na área de influência das nossas atividades de perfuração, com o objetivo de manter todos informados sobre as ações. Além disso, monitorar a área de segurança no entorno da unidade de perfuração, de modo a garantir a segurança da operação e dos pescadores.

As atividades relacionadas a este projeto são:

  • Contato com todas as partes interessadas existentes na Área de Influência;
  • Divulgação das principais características e do início e término da atividade, ao longo de suas etapas, e dos canais de comunicação com as partes interessadas;
  • Monitoramento da área de segurança da unidade de perfuração para registro de embarcações pesqueiras que estejam navegando ou pescando dentro dessa região; e intervenção junto a elas; e
  • Registro e encaminhamento dos incidentes relacionados à pesca e/ou pleitos indenizatórios decorrentes.

Quer saber mais sobre o Projeto de Comunicação Social? Confira aqui.

Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores

PEAT

No Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores serão desenvolvidas ações para todos os envolvidos nas atividades de exploração. Nosso objetivo é promover conhecimento, atitudes, interesses e habilidades que colaborem com a preservação do meio ambiente. Essas atividades serão realizadas por meio de oficinas/reuniões com todos os trabalhadores, buscando fomentar discussões e trocar experiências acerca das questões ambientais.

Projeto de Prevenção e Controle de Espécies Exóticas

PPCEX

Para prevenir a chegada de espécies não pertencentes ao ambiente, onde as atividades da ExxonMobil são realizadas, preparamos ações de prevenção e controle nas embarcações de apoio e na unidade de perfuração para evitar a invasão de organismos que não pertencem à região, com foco no coral-sol, tais como:

  • Monitoramento e inspeção das embarcações e unidade de perfuração, de modo a garantir a ausência de espécies invasoras, antes do início, durante e após o término da atividade.

Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a AVIFAUNA

PMAVE

Este projeto estabelece procedimentos para registro e atendimento emergencial, quando necessário, de aves marinhas que possam ser atraídas pelo navio-sonda e/ou aves terrestres que possam ser levadas até às unidades através de embarcações de apoio. Para isso serão realizadas as seguintes ações:

  • Registro (através do preenchimento de formulários) da ocorrência de aves no navio-sonda (aglomerações ou indivíduos debilitados, feridos ou mortos);
  • Quando necessário, manejo das aves (afugentamento, captura e atendimento a bordo, ou coleta, transporte e atendimento em terra). São prioritárias e urgentes as ocorrências que gerarem risco para a segurança operacional da atividade de perfuração, risco de morte para a(s) ave(s), ou quando a espécie encontrada no navio-sonda estiver ameaçada de extinção.

Projeto de Monitoramento de Fluidos e Cascalhos

PMFC

Definir medidas para controle e monitoramento do uso e correto descarte dos produtos utilizados para auxiliar a perfuração maritima de poços e do descarte do cascalho gerado nesta atividade.

As atividades que serão desenvolvidas neste projeto são:

  • Treinamento da equipe envolvida, com as informações específicas do poço a ser perfurado, das análises a serem feitas em cada fase do poço e das proibições de descarte no mar;
  • Preparo do material necessário para a coleta de amostras, envio para os laboratórios de análise, verificação de resultados e eleboração de relatórios.

Plano de Gerenciamento de Resíduos da Atividade de Perfuração

PGRAP

Este projeto define medidas para a correta destinação dos resíduos da perfuração marítima de poços (resíduos dos produtos utilizados na perfuração e cascalho gerado), que não puderem ser descartados ao mar.

As atividades que serão desevolvidas neste projeto são:

  • Controle de documentação e acompanhamento de todo o resíduo da perfuração gerado.
  • Armazenamento, coleta, transporte e envio de todo o resíduo da perfuração para empresas especializadas em tratamento e disposição final, em terra.

Plano de Compensação Ambiental

Este Plano fornece ao IBAMA todas as informações necessárias sobre os impactos da atividade, com base nos estudos realizados, para o cálculo da taxa a ser paga pelo empreendedor como forma de compensação ambiental. Conforme previsto por lei (Lei Federal N° 9.985/2000), o valor pago deverá ser aplicado na implantação ou manutenção de unidade de conservação a ser definida pelo IBAMA.

Projeto Ambiental Complementar para o Meio Biótico

O objetivo deste projeto é aprimorar o conhecimento existente sobre a presença de coral-sol e seu potencial impacto em habitats naturais próximos à região costeira dos estados de Sergipe e Alagoas, através de pesquisas em campo juntamente com o uso de novas técnicas genômicas ambientais. Como resultado do projeto, espera-se contribuir para a ampliação do conhecimento sobre ambientes recifais.

  • Estudo das mais recentes publicações científicas e de relatórios técnicos do governo sobre o coral-sol;
  • Detectar a presença de coral-sol e identificar potenciais impactos causados por sua presença na zona costeira da bacia de Sergipe-Alagoas através de levantamento in situ;
  • Coleta de amostras de água durante o levantamento em campo para detecção da presença de e DNA do coral-sol.