A exploração de óleo e gás nos blocos Sergipe-Alagoas.

Saiba mais sobre o processo de exploração em Sergipe-Alagoas.

Exploração nos Blocos Sergipe-Alagoas

Em 2018, a ExxonMobil adquiriu, por meio das 13ª, 14ª e 15ª rodadas de licitações da Agência Nacional do Petróleo, a concessão dos seguintes blocos, localizados na Bacia Sedimentar de Sergipe-Alagoas:

13º Rodada
SEAL-M-351
SEAL-M-428
14º Rodada
SEAL-M-501
SEAL-M-503
15º Rodada
SEAL-M-430
SEAL-M-573

Até onze poços exploratórios de petróleo e gás natural poderão ser perfurados, a fim de determinar as características do reservatório, sendo um poço firme e até dez poços contingenciais, que dependerão do resultado dos primeiros, além da possibilidade de realização de testes de poço.

Navio-sonda
West Saturn

Navio-Sonda West Saturn

Para manter a segurança e qualidade das nossas operações, investimos no que há de mais moderno em equipamentos. Nossa perfuração será feita pelo navio-sonda West Saturn, considerado um dos mais inovadores do mercado. A unidade conta com equipamentos de controle de poço, equipamentos gerais de segurança operacional e de prevenção à poluição.

Quando e como vai acontecer a exploração nos blocos Sergipe-Alagoas?

A campanha de perfuração está prevista para começar no segundo semestre de 2021, a depender do processo atual de Licenciamento Ambiental e será feita, por meio de um sistema mecânico que busca atingir a profundidade dos reservatórios de óleo e gás. O sistema de perfuração conta com o B.O.P (Blowout Preventer), um sistema de segurança que permite que, em caso de descontrole, ocorra o fechamento do poço. Este sistema possibilita também o monitoramento de uma série de parâmetros específicos que ajudam a detectar rapidamente qualquer problema relativo à perfuração.

Como chegaremos ao Navio-sonda?

O transporte dos trabalhadores para o navio-sonda será feito por helicópteros a partir da base de apoio aéreo indicada no mapa.

As bases de apoio marítimo dos blocos de Sergipe-Alagoas terão funções logísticas, incluindo abastecimento de combustíveis, de acordo com o mapa abaixo.

Mapa Dinâmico Mapa Estático

Clique nas áreas do mapa para ver mais informações

Conheça os projetos ambientais